Escolha seu café gourmet:

Café faz bem ou mal?

Hoje em dia muitos consumidores preocupam-se em saber se o que estão ingerindo é saudável, se faz bem para sua saúde ou não, e o café, sendo muito consumido em todo o mundo, não fica fora disso. Mas a princípio, podemos dizer que o café traz mais benefícios do que malefícios, sem sombra de dúvidas, desde que seu consumo seja feito de modo moderado, onde os efeitos negativos, principalmente da cafeína, acontecem somente em doses muito mais elevadas do que aquelas comumente consumidas.

Cafe saude

Podemos destacar alguns dos principais benefícios do café:

- recupera o ânimo;

- estimula o estado de alerta;

- combate a fadiga;

- aumenta a pressão sanguínea e a pulsação;

- melhora a codificação de novas informações;

- tem efeito sobre o sono e a função cognitiva;

- é rico em antioxidantes (protegendo oxidação e degeneração dos tecidos do corpo);

Esses são alguns dos inúmeros benefícios que o café, se de boa qualidade, pode nos proporcionar, mas lembrando, se consumido moderadamente ao longo do dia, preferencialmente em intervalos, ou seja, uma xícara pela manhã e outra durante a tarde, por exemplo.

Para tirar um bom proveito do seu café, atenuando quaisquer consequências adversas, e aproveitando somente seus benefícios, sugerimos seguir as seguintes dicas:

- consumir cafés de boa qualidade, preferencialmente cafés especiais ou gourmet. Mesmo que sejam mais caros, é preferível beber menos uma bebida mais cara e beber melhor, do que beber muito uma bebida de má qualidade, que traz mais malefícios do que benefícios à nossa saúde;

- quanto mais recente da data da torra melhor. Após a torra o café passa a oxidar, perdendo muitos de seus benefícios, por isso indicamos o café em grãos, moído na hora, e com a data da torra recente (a data da torra você consegue verificar na data em que o café foi empacotado, por exemplo);

- consumir, com intervalos, perto de três xícaras de café ao longo do dia;

- consumir o café somente quando tiver tempo para apreciar a bebida (se de boa qualidade), evitando beber de maneira apressada;

- um copo de água mineral, com ou sem gás, antes de tomar a xícara de café vai limpar suas papilas gustativas, melhorando a capacidade de perceber todos os sabores contidos numa bebida de qualidade;

- não beber próximo ao horário de dormir, de modo a não prejudicar durante o sono.

Para saber mais: Como fazer café no coador?

<<Glossário do café

 


 

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