Escolha seu café gourmet:

Cafeicultura - O que é cafeicultura?

Os manuscritos mais antigos mencionados à cultura do café datam do ano 575 no Iêmen onde, consumido como fruto “in natura”, passa a ser cultivado. Somente no século XVI, na Pérsia, os primeiros grãos de café foram torrados para se transformar na bebida que hoje conhecemos. Atualmente o café que é cultivado em torno de 60 países, é o segundo maior gerador de riquezas do planeta, perdendo apenas para o petróleo, sendo um mercado gigantesco, que movimenta anualmente 91 bilhões de dólares. A cadeia emprega direta ou indiretamente 100 milhões de pessoas em todo o mundo, ou 8% da população mundial. Em geral o café pode ser cultivado entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer. Esta região entorno do Equador inclui a América Central, América do Sul, África o oriente médio da Índia, Indonésia e Havaí. Estas regiões são consideradas o Cinturão do Cultivo do Café. O Brasil possui uma área plantada de 2,7 milhões de hectares, com aproximadamente seis bilhões de covas, pouco mais da metade só no estado de Minas Gerais. Com uma exportação média de 28 milhões de sacas é o principal exportador e responde por mais de um terço de toda a produção mundial. O setor é responsável pela geração de sete milhões de empregos diretos e indiretos no país e por uma riqueza anual de 10 bilhões de reais (cerca de 3 bilhões de dólares). As áreas cafeeiras então concentradas no centro sul do país, onde se destacam quatro estados produtores: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A região Nordeste também tem plantações na Bahia e da região Norte pode se destacar o estado de Rondônia.

Cafeicultura

Cafeicultura de precisão

Filosofia de gerenciamento com tratamento diferenciado para cada parcela da lavoura, objetivando maior produtividade com um máximo de eficiência na utilização dos fatores de produção. Isto significa a necessidade de dosar os insumos para se atingir um máximo de produção sem que eventuais excedentes de fertilizantes e defensivos comprometam a qualidade, especialmente da água, o que foi o carro chefe no desenvolvimento desta tecnologia. Além disso, o GPS (Global Positioning System) constituiu-se na ferramenta que possibilitou ao produtor comum o acesso a esta tecnologia.

Cafeicultura empresarial

Cafeicultura que utiliza recursos modernos de planejamento e controle de execução das diversas fases na condução das lavouras e na apuração de custos e receitas.

Cafeicultura familiar

É aquela marcada por relações de trabalho familiares como força básica de sua produção. Estão também incluídas nesta categoria as unidades de produção que utilizam o trabalho contratado (eventual ou permanente), desde que estes não suplantem o esforço do trabalho familiar. Além disso, a dimensão territorial continua sendo tomada como critério na construção da categoria, mas no limite de até 30 módulos regionais, pois, assim seria evitado o viés de inclusão acidental de estabelecimentos patronais que utilizam apenas dois trabalhadores contratados.

Ciclos da cafeicultura

São períodos ou fases em que ocorrem aumentos, no plantio e na produção, e outros onde ocorrem abandonos de lavouras e redução nas safras. Cada ciclo, assim, é composto de uma faze de expansão e outra de retração. Cada ciclo tem início com fortes elevações nos preços, em decorrência de baixos níveis de estoques ou de catástrofes climáticas (geadas, secas severas), que reduzem a oferta de café. Após esses aumentos, 4-5 anos depois, ocorrem significativos acréscimos nas safras, decorrentes da maior rentabilidade oferecida. Essa condição caracteriza a fase de expansão, na qual o aumento da oferta provoca uma inversão no processo, com a queda nos preços é consequente desestímulo à lavoura, havendo abandono/erradicação, maltrato, redução de produtividade e das safras, aí caracterizada a fase de retração, fechando o ciclo.

Para saber mais: Cafeeiro, o que é cafeeiro?

<<Glossário do café

 


 

Cadastre-se em nossa loja virtual e receba os 10% de desconto

Nossos
Diferenciais

Café Gourmet
100% Selecionado

Preço Justo Café
Gourmet a R$ 36,00 KG

Frete Grátis
Já incluso

Compra Segura
PagSeguro UOL

Cupom de Desconto
Quero degustar