Escolha seu café gourmet:

Classificação do café

O sabor e aroma do café são classificados pela prova de xícara. A prova de xícara surgiu no brasil no início do século XX e foi adotada pela Bolsa de Café e Mercadorias de Santos a partir de 1917, pouco depois de sua instalação em 1914. Atualmente para fins de classificação da bebida, segundo a instrução normativa nº8, de 11 de junho de 2003, do MAPA, o café é classificado em dois grupos: Grupo I – Arábica; Grupo II – Robusta. O grupo I (café arábica, Coffea arabica) é por sua vez dividido em 7 subgrupos: Bebidas Finas (estritamente mole, mole, apenas mole, duro). Bebidas Fenicadas (riado, rio e rio zona) e o Grupo II (Robusta) divididos em 4 subgrupos. Bebidas excelente, boa, regular e anormal. Não há dúvidas de que o fator mais importante na determinação da qualidade é a bebida. Essa avaliação é feita pelos degustadores em função, principalmente, dos sentidos do gosto, olfato e do tato.

Classificaçao do cafe

- Bebida apenas mole: bebida de sabor suave, porém com leve adstringência, segundo a Classificação Oficial de Café pela Bebida.

- Bebida dura: bebida com sabor adstringente, gosto áspero. São cafés mineiros e paulistas bem preparados, tipo 6 e boa fava.

- Bebida estritamente mole: bebida de sabor suavíssimo e adocicado.

- Bebida mole: bebida de sabor suave acentuado e adocidado.

- Bebida riada: bebida com leve sabor de iodofórmio ou ácido fênico.

- Bebida rio: bebida com sabor forte desagradável.

- Bebida rio macaco: denominação regional para qualificar bebidas com características desagradáveis, bem mais acentuadas que as da bebida rio.

- Bebida rio zona: bebida de sabor intolerável ao paladar e ao olfato.

Para saber mais: O que é café arábica?

<<Glossário do café

 


 

Cadastre-se em nossa loja virtual e receba os 10% de desconto

Nossos
Diferenciais

Café Gourmet
100% Selecionado

Preço Justo Café
Gourmet a R$ 36,00 KG

Frete Grátis
Já incluso

Compra Segura
PagSeguro UOL

Cupom de Desconto
Quero degustar