Escolha seu café gourmet:

O que é Café Gourmet e como se produz?

Neste texto você vai entender claramente o que é um café gourmet e as suas nuances de sabor.
Isto lhe permitirá afinar as escolhas dos cafés a serem comprados, consumidos e oferecidos.

Ressaltamos que as diferentes formas de preparo podem no máximo manter a qualidade que já existe no produto naturalmente.
Ou seja, um excelente método de preparo não consegue transformar um café de baixa qualidade em uma boa bebida.


Vamos entender o que é um café gourmet em 4 pontos:

 

O que é Café Gourmet?

 

 

 

PONTO 1
A DEFINIÇÃO DO CAFÉ GOURMETdsafdsaf
Café de alta qualidade e exclusivo. Possui sabor mais acentuado, intenso envolvente aroma e gosto equilibrado e fino. São levemente adocicados e deixam um gosto muito agradável e prolongado. São feitos geralmente com grãos 100% arábica. Tem maior valor e suas embalagens são mais sofisticadas a vácuo, com válvulas aromáticas ou com atmosfera protetora.

 

 


PONTO 2
REGRAS BRASILEIRAS
Para ser considerado Café Gourmet no Brasil, a produção deve obedecer a quatro critérios importantes de classificação dos grãos:

 

O café deve obrigatoriamente ser da espécie arábica, 100% dos grãos.Plantação de Café Gourmet Arábica
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação do café por tipo

A classificação por tipo,segundo o COB, (verificar no site e conferir a sigla) deve ser Tipo 2 ou 3, ou seja, em uma amostra de 300gr de grãos pode ter apenas de 4 a 12 defeitos (café comum chega a exceder 350 defeitos).

Sinalisar na foto (café arábica com defeito e café arábica sem defeitos).

Os grãos com defeitos impactam diretamente no sabor. Vejam alguns exemplos de impacto:

  • Grãos verdes: sabor adstingente.
  • Grãos quebrados ou ocos: acabam torrando mais e geram sabor de queimado.
  • Grãos chochos ou mal granados: falta de sabor.
  • grãos pretos ou ardidos : sabor indesejável lembrando indofórmio.

Ou seja, de nada adianta ser um café da espécie arábica e seus grãos terem defeitos.

Você pode entender mais sobre a Classificação por Tipo e como são calculados os defeitos clicando aqui. Veja ao lado uma foto de como é feita a classificação. Note nos defeitos separados, semelhante à escolha de feijão em casa.

 

Prova de degustação do café gourmet Chegamos ao 3º critério, um café da espécie arábica após analisados visulamente ainda crus devem paassar pela prova de xícara:

Nesta fase para ser um café Gourmet este café arábica deve ser classificado como apenas mole, mole ou estritamente mole, Veja o descritivo abaixo:

com grãos uniformes  tipo 2/3  A classificação de bebida deve ser apenas mole para melhor. Entenda mais também sobre essa classificação clicando aqui. Ao lado você vê a foto do degustador fazendo a prova de olfato do Café Gourmet.

 

 

 

 

 

Preparando o café para a degustação temos um café da espécie arábica que passou na análise visual de grãos cru, na prova de xícará apresentou doçura (sem sabor adsitungente ou indofórmio).

Para finaizar deve ter uma nota global acima de 8,2 entre 0 e 10 por um provador em uma prova de xícara.

Na classificação de nota global feita na prova de xícara, o café deve ter nota acima de 8,2 (entre 0 e 10). Essa foto mostra o café sendo preparado para a Prova de Degustação, de onde o degustador tira a nota global do Café Gourmet.

 

 

 

 

 

u seja, para ser Café Gourmet da mais alta qualidade, somente se utiliza os grãos de café arábica que obedecerem aos critérios que explicamos acima.
 

PONTO 3
REGRAS PADRÃO EUA segundo SCAA
A Instituição Specialty Coffee Association of America nos estados Unidos ao invés de intitularem como “Café Gourmet” denominam de “café especial”. Por este critério, para ser especial, um provador deve dar notas acima
de 80 pontos (entre 0 e 100 pontos) em uma prova de xícara.

 

PONTO 4- OK, entendemos o que o café Gourmet ou Especial, vamos entender como se produz.


PRODUÇÃO, NUANCES E SABORES
Agora que já ententemos o que é um café gourmet, vamos entender como se produz em mais 4 fases simples. Todas as fases a seguir somadas resultam em um café gourmet com diferentes nuances de sabor.


FASE 1
PRODUÇÃO NA FAZENDA

1. A planta do Café Gormet tem que ser 100% da espécie Arábica, como já explicamos acima. Se você quiser saber mais sobre o Café Arábica, temos um página que fala só disso. Clique aqui para acessar.
2. As plantas precisam ser saudáveis e bem nutridas para que dê um fruto com bastante sabor.
3. A altitude ideal da plantação deve ser acima de 1000 metros, onde a noite é bem fria, porque no processo de fotossíntese durante o dia, o fruto do café acumula seus açucares e na noite fria a planta não consome energia, conservando assim mais açucar no fruto. A plantação do nosso Café Reserva Gourmet fica na cidade de Campestre, ao sul de Minas Gerais. A região é conhecida por ter condições ideais para o plantio do Café Gourmet, como altidude, clima e regime hídrico favoráveis à produção de um bom café.
 

FASE 2
COLHEITA, PÓS COLHEITA E ARMAZENAMENTO

1. A colheita do café gourmet é feita a mão no ponto ideal de maturação. Assim garantimos que todos os frutos estarão maduros, eliminando frutos verdes ou passados e sem qualidade.
2. Após a colheita, é feita a secagem natural no pátio da Fazenda, sem fermentação. Note que os grãos são espalhados em uma fina camada no chão para que não acumule grãos em baixo sem exposição ao sol. Assim, todos os grãos são secos uniformemente mantendo o padrão e qualidade de todos os grãos.
3. Quandos os grãos estão secos, eles são levados para o processo de separação. Os grãos são separados da seguinte forma: imperfeitos por cor (eliminando grãos verdes ou que passaram do ponto de maturação), peso (eliminando grãos ocos que não tem sabor) e tamanho (garantindo uma torra bem uniforme). Veja abaixo fotos das máquinas que fazem essa separação.

 

Máquina de separação do cor do grão de café gourmetMáquina de separação por peso do grão de café gourmetPeneira de separação por tamanho do grão de café gourmet

 


4. O armazenamento dos grãos ao final de todo o processo é feito em um saco plástico de tecnologia especial, inventado durante a 2ª Guerra Mundial. Esse saco não permite a entrada de oxigênio e é impermeável, eliminando qualquer risco de reações químicas ou proliferação de micro-organismos dentro so saco. Além disso, o café armazenado dentro dese saco tecnológio mantém seu sabor durante 18 meses, segundo uma pesquisa feita pela CSAA nos Estados Unidos. Ou seja, o café pode ficar armazenado por muito mais tempo sem perder absolutamente nada da sua qualidade. Veja abaixo foto do Café Gourmet armazenado nesse tipo de saco.

Saco tecnológico para armazenar o café gourmet

 


FASE 3
TORRA E EMPACOTAMENTO

  1. O ponto de torra do Café Gourmet é médio, para que não fique um sabor amargo e queimado na boca, o que é o caso da maioria dos cafés normais que utilizam ponto de torra alto.
  2. O empacotamento é mais sofisticado, preservando o aroma e o sabor do café por mais tempo. Normalmente são usadas válvulas aromáticas, embalagens a vácuo ou com atmosfera protetora.

 

Nossos
Diferenciais

Café Gourmet
100% Selecionado

Preço Justo Café
Gourmet a R$ 36,00 KG

Frete Grátis
Já incluso

Compra Segura
PagSeguro UOL

Cupom de Desconto
Quero degustar