Escolha seu café gourmet:

Secagem do café

O preparo do café no Brasil é feito basicamente por dois processos que se denominam via seca e via úmida. O processo por via seca, em que se obtém o café em coco, consiste na derriça de frutos da planta, que são levados ao terreiro ou ao secador, podendo antes passar pelo lavador. O outro processo é aquele obtido por via úmida, por meio do despolpamento dos frutos, recebendo esse nome por necessitar de grande quantidade de água. Neste último, utiliza-se somente o fruto no estádio cereja, colhido a dedo ou separado no lavador, quando a colheita é feita por derriça no pano.

Secagem do cafe

Preparo por via seca

Ao chegar da lavoura, o café é esparramado imediatamente para secar no terreiro, geralmente de chão cimentado, não devendo deixá-lo amontoado, para não ocorrer os processos fermentativos que acarretam em danos à qualidade dos grãos. Se essa operação não pode ser realizada, o café é repicado em pequenos montes abertos até a manhã do dia seguinte, para posterior secagem. A rapidez nessa operação é importante para fatores da qualidade dos grãos, evitando sua deterioração.

Preparo por via úmida

Esse processo consiste na retirada da casca do fruto maduro, para posterior fermentação da mucilagem e lavagem dos grãos. A fermentação ocorre de forma natural por microorganismos presentes no ambiente, porém se for mal conduzido, a qualidade do café pode ser prejudicada, afetando sua aceitação no mercado. É um processo muito utilizado na américa central, como Colômbia e na África abrangendo o Quênia, gera cafés mais suaves e geralmente com boas cotações no mercado, de alto valor comercial.

Terreiro

Espaço de terra plano e largo. Os terreiros podem ser:

Terreiro de chão batido

Terreiro sem revestimento, não recomendado pelo risco de comprometimento das características sensoriais e de segurança do produto.

Terreiro híbrido

Consta de um terreiro tradicional, preferencialmente concretado, onde se adapta um sistema de ventilação com ar aquecido por uma fornalha pela secagem do café em leiras, na ausência de radiação direta ou em período chuvoso.

Terreiro revestido

Terreiro revestido por diferentes materiais, cada um apresentando vantagens e desvantagens, porém todos superiores ao terreiro de terra.

Terreiro ou leito suspenso

Consiste em uma estrutura suspensa, construída de vários materiais (madeira, pelas de concreto ou estrutura metálica) sobre a qual se instala uma tela que recebe os frutos que secam sem contato com o chão ou pavimentos de terreiros tradicionais.

Para saber mais: A moagem do café

<<Glossário do café

 


 

Cadastre-se em nossa loja virtual e receba os 10% de desconto

Nossos
Diferenciais

Café Gourmet
100% Selecionado

Preço Justo Café
Gourmet a R$ 36,00 KG

Frete Grátis
Já incluso

Compra Segura
PagSeguro UOL

Cupom de Desconto
Quero degustar