Escolha seu café gourmet:

Produção

O que é café gourmet?

Antes de responder às principais perguntas dos brasileiros como fazer um bom café ou como fazer um café perfeito ou simplesmente como preparar café e, onde comprar café gourmet, é preciso entender o que é um café gourmet e por que as diferentes formas de preparo podem no máximo manter a qualidade que já existe no produto naturalmente.

Ou seja, um excelente método de preparo não consegue transformar um café de baixa qualidade em uma boa bebida.

Embalagens com válvulas aromáticas Reserva Gourmet

Entenda o que é café gourmet:

Para sabermos o que é um café gourmet devemos entender duas coisas, a definição e suas regras:

- A definição: café de alta qualidade e exclusivo. Possui sabor mais acentuado, intenso envolvente aroma e gosto equilibrado e fino. São levemente adocicados e deixam um gosto muito agradável e prolongado. São feitos geralmente com grãos 100% arábica. Tem maior valor e suas embalagens são mais sofisticadas a vácuo, com válvulas aromáticas ou com atmosfera protetora.

- As regras: obedecer a quatro critérios de classificação dos grãos:

1- Deve obrigatoriamente ser da espécie arábica, 100% dos grãos;
 

2- Classificação por tipo, deve ser do tipo 2 ou 3, ou seja de 4 a 12 defeitos em amostra de 300g de grãos (café comum chega a exceder 350 defeitos);

3- Classificação de bebida deve ser bebida apenas mole para melhor;

4- Na classificação de nota global deve ter nota acima de 8,2, entre 0 e 10.
 

* Ou seja, para ser da mais alta qualidade, café Gourmet, somente se utiliza os grãos de café arábica que obedecerem aos critérios acima.

Para saber mais: 

O que é café arábica?

Os defeitos do café e sua classificação

A classificação do café pela prova de xícara

Veja também o infográfico qualidade Reserva Gourmet: 

 


 

Conheça como o Café Reserva Gourmet é elaborado:

Os frutos são colhidos manualmente bem maduros, assim possuem o máximo de sabor e aroma. Veja na foto a diferença entre os frutos gourmet (esquerda) e o comum (direita).

Diferença grãos gourmet maduros e comuns verdes

Após colhidos, são secos no pátio da fazenda de diferentes maneiras. Os frutos com a pele, parte escura na foto abaixo, secam  lentamente (20 dias ao invés de 2), assim absorvem mais a polpa do fruto obtendo uma bebida mais encorpada, marcante e persistente na boca, com final achocolatado, experimente o Reserva Gourmet Intense. Os frutos descascados, mais claros da foto, secam em dois dias e irão entregar um sabor mais suave, adocicado e cítrico, com notas florais e finalização caramelada na boca, experimente o Reserva Gourmet Bourbon amarelo.

Grãos Reserva Gourmet Intense ao fundo e Bourbon

Após serem secos ao sol até atingir 11% de umidade, descansam em tulhas de madeira. Acima foto do pátio da fazenda, tulha de madeira e ramo de bourbon amarelo.

Os próximos passos são: separação dos grãos por tamanho (garante torra uniforme), peso (elimina grãos ocos, sem sabor) e cor (elimina verdes ou grãos escuros de frutos passados).

Máquinas de separação dos grãos por tamanho, peso e cor.

Finalizando o processo, os grãos do mesmo tamanho (peneira 16 acima), peso (os mais pesados) e cor (retira-se verdes e escurecidos) são torrados de uma forma especial para Café Gourmet em um torrador italiano Lilla Gourmet computadorizado.

Torra ideal do café gourmet

A plantação e torrefação dos cafés Reserva Gourmet ficam na cidade de Campestre, ao sul de Minas Gerais, região conhecida por oferecer aptidão climática, ou seja, área que apresenta melhor condição para o cultivo de café, com clima, altitude (acima de 1000m) e regime hídrico bastante favoráveis para a obtenção de cafés de excelente qualidade. 

Para saber mais, acesse nossos infográficos:

Infográfico Qualidade

Infográfico Preço Justo:

Infográfico Frete Gratuito/Incluso:

 


  

Cadastre em nosso site e ganhe 10% de desconto     

Nossos
Diferenciais

Café Gourmet
100% Selecionado

Preço Justo Café
Gourmet a R$ 36,00 KG

Frete Grátis
Já incluso

Compra Segura
PagSeguro UOL

Cupom de Desconto
Quero degustar