Escolha seu café gourmet:

Tipos de café

 

TIPOS DE CAFÉ

 

Existem diferentes tipos de café ofertados para comprarmos com enormes variações de qualidade, assim como também existe uma infinidade de tipos de receitas e métodos de preparar um bom café.
Nesta página você vai aprender a escolher os tipos de café com relação à qualidade ou se preferir, os tipos de café com relação ao preparo da bebida.

 

Tipos de café qualidade   tipos de café preparo da bebida

 


 

TIPOS DE CAFÉ - ESPÉCIE

 

100%  ARÁBICA TRADICIONAL

A espécie arábica, Coffee arabica, dentre todas as espécies de café é a que possui a melhor qualidade de sabor, aroma e doçura, embora a produçã o por planta seja menor, mais cara e tenha menor capacidade de "tingir a água" na hora de fazer a bebida.

 

tipos de café arábica e robusta

MISTURA ARÁBICA E ROBUSTA

A mistura das 2 espécies serve para reduzir o preço de custo (robusta é bem mais barato). Também serve para aumentar o “tingimento” da água dando a impressão de rendimento e aumentar o creme do café espresso dando a impressão de qualidade de bebida.

 

 

TIPOS DE CAFÉ 100% ARÁBICA

 

100% ARÁBICA  SUPERIOR

Todos os grãos utilizados pertencem a espécie arábica, Coffee arábica, possuem melhor qualidade de sabor e aroma, cerca de 1,2% de cafeína (metade da cafeína de um robusta).

100% ARÁBICA SUPERIOR

Também é elaborado com 100% dos grãos da espécie arábica, se diferencia do tradicional por ter notas entre 4,2 e 8,2 na prova de xícara.

100% ARÁBICA GOURMET

Grãos 100% arábica, apenas 4 a 12 defeitos na amostra de 300g, maior doçura e sabor intenso, torra média notas acima de 8,2 na prova de xícara.

 

 

 

 

 

Tipos de café arábica com defeitos   Tipos de café arábica sem defeitos
Café 100% arábica com defeitos Café 100% arábica gourmet         

 

 

                                   

TIPOS DE CAFÉ VARIEDADE DO CAFÉ 100% ARÁBICA

 

A espécie arábica, Coffee arábica, possui diferentes variações (assim como temos laranja pêra, Bahia, etc ). As variações para o café foram mais direcionadas para a necessidade do produtor do que para a exploração de sabores. Exemplo:

 

Tipos de café arábica mundo novo
Tipos de café arábica Catuaí
Tipos de Café arábica Bourbon Amarelo

MUNDO NOVO

 

A mais plantada, Mundo novo, um cruzamento de Bourbon amarelo (possui qualidade) com sumatra (maior produção), assim herda-se a qualidade do Bourbon com a maior produção do Sumatra.

CATUAÍ 

CATUAÍ

Uma variação do Mundo novo com plantas mais baixas para facilitar a colheita.

BOURBON AMARELO

 

Já o Bourbon amarelo, embora produza pouco, foi preservado pois percebe-se um sabor diferenciado, com notas mais altas de qualidade.  

Experimente o Café Reserva Gourmet Bourbon.

REGIÕES PARA PRODUÇÃO
Regiões de produção dos Tipos de Café Arábica no Brasil
A região geográfica ou até mesmo o local numa mesma fazenda pode dar diferentes tipos de café. O maior efeito observado é com relação a altitude onde faixas acima de 1000m acentuam o sabor.
Altitudes para plantar tipos de café arábica
 
 

 

 


 

TIPOS DE CAFÉ - SECA DOS FRUTOS

 

Seca Natural dos Tipos de café arábica  

Natural: Os frutos inteiros (com a “pele”, polpa e grãos), são levados ao pátio da fazenda para a secagem. Diversas reações da polpa durante cerca de 3 semanas produzem uma bebida marcante, geralmente mais encorpada e persistente na boca.

O nosso Café Reserva Gourmet Intense possui esse tipo de secagem, experimente.

 

Cereja descascado ou despolpado: Neste caso retira-se a casca e/ou a polpa dos frutos maduros antes de irem secar, isto faz com a umidade seja perdida rapidamente. Termos geralmente uma bebida mais suave e mais adocicada.

  Seca dos Tipos de café arábica despolpados

 

 

TIPOS DE CAFÉ - TORRA

 

Os tipos de ponto de torra do Café varia de escuro a claro. No café gourmet é usado pontos de torra médio ou médio claro para que não fique um sabor amargo e queimado na boca, o que é o caso da maioria dos cafés normais que utilizam ponto de torra escuro para disfarçar grãos com defeitos na bebida.

 A SCAA tem um padrão para sabermos qual é os tipos de café em relação ao ponto de torra claro, médio e escuro. Veja na imagem abaixo esse padrão.

 

Tipos de café por torra

 

 

 

 


 

TIPOS DE CAFÉ - BEBIDA

 

Café é uma bebida obtida através da infusão constituída de água e pó de café feita através de vários métodos, de acordo com a preferência do consumidor ou tradição de uma região. Podemos elencar café espresso, café de coador, café solúvel, café cappuccino, prensa francesa, etc.
Temos aqui os principais tipos de café bebida para você saber o que é e como fazer:

 

Tipos de café tradicional  

CAFÉ TRADICIONAL - COADOR

Café preparado de forma que, na água quente sem ferver, é despejado o pó, misturando-o com uma colher. Com isso, há a liberação de açúcares e óleos aromáticos da bebida. Depois basta despejar a bebida no coador de pano e apreciar um café forte, aromático e mais encorpado. A outra forma é fazer com coador de papel, onde o pó de café é colocado no coador e depois a água quente.
Aprenda a fazer um café tradicional gostoso clicando aqui.

Tipos de café hário  

CAFÉ NO COADOR HÁRIO V60

Produzidos no Japão, os coadores de café Hario se assemelham um pouco em relação ao método de extração dos coadores de café tradicionais do Brasil, poréespeciais.m com mudanças significativas em seu formato interno, que é totalmente cônico e possui linhas expirais, além de um furo bem maior no centro do fundo, facilitando a expansão do pó de café e também no fluxo da água durante o processo de filtragem. Desse modo o café sai mais saboroso e aromático, e está figurando entre os métodos de extração preferidos dos apreciadores de cafés 
Aprenda a fazer um café no coador Hário clicando aqui.

Tipos de café na cafeteira italiana  

CAFÉ NA CAFETEIRA ITALIANA

Método mais difundido na Europa, principalmente na Itália (onde foi criada por Alfonso Bialetti, na década de 30), onde é utilizada a moka, ou tradicional cafeteira italiana. Nesse processo é colocado o café moído dentro do funil da cafeteira, onde colocada sob o fogo faz a água entrar em ebulição e pressionar o café para o recipiente de cima da moka, também chamado de recolhedor. O café da cafeteira italiana é bem saboroso e encorpado, lembrando um pouco até o café espresso.
Veja dicas de como fazer café na cafeteira italiana clicando aqui.

Tipos de café na prensa francesa  

CAFÉ NA PRENSA FRANCESA

A prensa francesa tem seu surgimento na França em meados de 1850, porém foi um designer italiano que a registrou, Attilio Calimani, em 1929. Esse método de extração se baseia num recipiente de vidro composto por um êmbolo com um filtro de metal bem fino, que separa o pó do café para seu consumo, esse filtro permite a infusão mais densa do café, preservando seus óleos essenciais, resultando numa bebida mais encorpada.
Veja dicas de como fazer café na prensa francesa clicando aqui.

Tipos de café descafeinado  

CAFÉ DESCAFEINADO

Café do qual se retira a cafeína por métodos específicos. Com o teor de cafeína reduzido, esses cafés são indicados para pessoas que tem sensibilidade à cafeína. Eles são mais suaves, bem aromáticos e com baixo amargor, e indicados para quem quer tomar café no período noturno sem comprometer o sono. Um teor máximo de cafeína residual pode estar prevista em legislações especificas de cada país.

Tipos de café expresso ou espresso  

CAFÉ ESPRESSO (EXPRESSO)

É o  método de preparo de café cujo conceito foi desenvolvido na Itália, tendo como princípio a extração do café sob pressão, em média 9 vezes maior que a pressão atmosférica ao nível do mar de forma que, num processo muito rápido, se obtém uma bebida que apresenta notas aromáticas e de sabor muitas vezes não percebidas na extração pelo coador. O espresso não pode ser conservado. Após dois minutos ele começa a perder seu creme, maciez e sabor. O Espresso é o modo de preparo onde o café é moído na hora e filtrado sob pressão de 9 quilos por 30 segundos com água a 90ºC, gerando uma bebida cremosa e aromática. A palavra deve ser escrita com “s” e não com “x”, espresso, devido a sua origem italiana, cuja tradução quer dizer “feito sob pressão”. Escolha um dos nossos sabores de café gourmet em grãos para fazer na sua máquina de café expresso. Clique aqui para conhecer.

 

Tipos de café capuccino  

CAFÉ CAPPUCCINO

Drinque quente com café espresso e leite espumante. O estilo europeu de cappuccino pede 1/3 de espresso, 1/3 de leite quente, 1/3 de espuma em uma xícara de aproximadamente 141,75 gramas (5 ounces) de bebida. Recebe esta denominação com alusão aos monges católicos capuchinos da Itália, que usavam vestes que pareciam com a espuma do drinque espresso. No Brasil, a bebida com este nome leva também chocolate em pó ou canela em pó.
Aprenda a fazer Cappuccino clicando aqui.

Tipos de café Mocha ou Mochaccino  

CAFÉ MOCHA - MOCHACCINO

Café Mocha (a pronuncia é ‘moca’) é uma bebida feita a base de 1/3 de café espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de chocolate em pó (ou calda de chocolate) ao leite ou amargo. Em alguns casos é possível encontrar Mocha com Chantilly por cima, pulverizado com chocolate ou canela em pó.

Tipos de café macchiato  

CAFÉ MACCHIATO

É o café espresso ‘manchado’ com crema de leite. A base do Macchiato é 1/2 de café espresso e 1/2 de crema de leite. Alguns preferem por ser uma bebida com o gosto autêntico do café espresso, porém um pouco mais suave. 

 

 

Existem também algumas formas fáceis de fazer um café diferente em casa, e aqui no nosso site temos várias receitas. Você pode clicar aqui para ver essas receitas e para conhecer todos os nossos sabores e tipos de café gpourmet para dar mais qualidades às suas receitas com café, clique aqui.

 

 

 

 

TIPOS DE CAFÉ - MOAGEM

Os diferentes tipos de preparo do café como bebida requer diferentes tipos de moagem. Aqui nós te mostraremos quais os tipos de moagem do café e para qual tipo de preparo elas são indicadas.

 

EXTRA FINA   FINA   MÉDIA   GROSSA
       

 Indicado para:

  Café Turco

 Indicado para:

  Máquinas de café   espresso.

 Indicado para:

  Coador de pano ou de         papel

  Cafeteira Italiana, porém   um pouco mais fina.

 Indicado para:

  Hário V60

  Prensa Francesa 

 

 

Gostou desse post? Se você tiver mais dicas ou dúvidas sobre os tipos de café, deixe aqui em baixo nos comentários.

 

 

Nossos
Diferenciais

Café Gourmet
100% Selecionado

Preço Justo Café
Gourmet a R$ 36,00 KG

Frete Grátis
Já incluso

Compra Segura
PagSeguro UOL

Cupom de Desconto
Quero degustar