Aeropress

Lançada em 2005 por um engenheiro e inventor norte americano, a AeroPress produz um café encorpado, bem saboroso, e é uma maneira bem prática e também diferente de obter o seu café.

Há duas maneiras de fazer café na Aeropress, o método convencional e o método invertidoqueridinho entre os baristas. No método invertido a Aeropress é posicionada de ponta cabeça, com o filtro virado para a parte de cima, e somente no final ela é invertida para a pressão para obter o seu café.

AeroPress

Vamos ao modo de preparo, de como fazer café na AeroPress:

1 – Aqueça a água em torno de 90 graus ou quando começarem as primeiras bolhas, coloque o filtro de papel na Aeropress e escalde-o (água filtrada e sem cloro);
2 – Encaixe as duas partes da Aeropress e também escalde, para manter seu café bem quente depois;
3 – Coloque aproximadamente de 20 a 22 gramas de café com a ajuda do funil, que faz parte do pacote da Aeropress;
4 – Adicione o dobro da quantidade de café de água quente (vai ficar aproximadamente no nível do meio da Aeropress), espere a pré infusão (30 a 45 segundos) e depois adicione o restante da água vagarosamente, feche com o filtro;

5 – Misture um pouco o café e aguarde por 2 a 3 minutos para a infusão acontecer;
6 – Inverta a posição da Aeropress e pressione o êmbolo até ouvir um chiado. Note que uma camada de ar impulsionará o café para baixo. Assim seu café vai ficar bem encorpado e saboroso!
7 – Sirva-se e aproveite!