Entenda em 3 etapas resumidas como se produz um Café Gourmet ou especial

  • Acumulando o Sabor nos Grãos:

    Ser café arábica, 100% dos grãos. Os cafés comuns costumam misturar grãos das espécies arábica e Robusta. O café arábica possui potencial de sabor e aroma agradavél, enquanto os robustas possuem sólidos solúveis (que dá rendimento) e menor valor. Plantação de café Plantação de Café Arábica em Campestre, Minas Gerais a 1100m de altitude. Na altitude das montanhas de Minas Gerais, as noites mais frescas fazem com que as plantas reduzam a respiração consumindo menos o que a planta produziu durante o dia, tendo maior acúmulo de grãos.

    O máximo de acúmulo de sabor ocorre com a máxima maturação, além de acumular mais sabor é importante não ter grãos verdes "sabores adstringentes" ou passados "apodrecidos". A foto abaixo mostra a diferença entre um café especial (bem maduro e com mais acúmulo de sabor) e um café verde. Plantação de café Plantação de café

  • Operação PENTE FINO!

    Mesmo nas melhores lavouras, grãos imperfeitos podem passar despercebidos, por isto após a colheita separamos os melhores grãos de 3 maneiras:

    a) Jogo de peneiras para utilizarmos grãos do mesmo tamanho (imagine torrar ambos juntos, os pequenos queimam e dão gosto ruim). b) Mesa densimétrica selecionando os grãos mais pesados (mais saborosos). c) Separação eletrônica de cor: sim! Separamos grão a grão por cor, retiramos os verdes (sabor adstringente) ou escuros (cafés fermentados).

    Maravilha, acumulamos o máximo de sabor e fizemos um pente fino selecionando os melhores grãos, e agora?

    Colhemos o café 1 vez por ano, mas consumimos o ano inteiro. Para preservar toda esta qualidade, utilizamos uma embalagem especial chamada "GraimPro", a qual preserva o mesmo sabor o ano todo.

    Veja abaixo a foto da esquerda com o Café Gourmet armazenado nesse tipo de saco de tecnologia especial e na foto da direita sendo armazenado em saco comum.

     

  • Vamos explorar o sabor acumulado?

    Depois de mais de 1 ano de trabalho, temos que acertar na torra para explorar todo o potencial guardado nos grãos.

    Utilizamos a torra em torno de 60 pelo disco de agton (média clara)!

    TORRA, EMPACOTAMENTO, E PREPARO DA BEBIDA - onde potencializamos os acúmulos. O ponto de torra do Café Gourmet é médio ou médio claro, para que não fique um sabor amargo e queimado na boca, o que é o caso da maioria dos cafés normais que utilizam ponto de torra alto para disfarçar os grãos com defeitos na bebida.

     

     

     

     

  • Empacotamento:

    Após esta longa jornada, devemos preservar todas estas qualidades dentro dos pacotes. Para isso utilizamos embalagens com válvulas Italianas Golio, que impedem a entrada de oxigênio no café que poderia reagir reduzindo a qualidade.

    Também utilizamos embalagens menores (500g para grãos e 250g para moído), assim após a embalagem aberta, consumimos antes que perca a qualidade conquistada.

     

Agora ficou fácil entender o que é Café Gourmet ou Café Especial e como ele é produzido, não é?
A missão da Reserva Gourmet é mostrar claramente o que é o Café Gourmet para o maior número de brasileiros possíveis, entregando informação de qualidade diretamente da fazenda.
Além disso, nós queremos que todos tenham uma ótima experiência de consumo de café gourmet,
então oferecemos os melhores cafés gourmet a um preço justo para todos.

 

VEJA MAIS:
Como escolher pelo custo-benefício
Como escolher por sabor
Kits com frete grátis
Promoções da semana