Reserva Gourmet

Efeitos da cafeína

A cafeína é um dos componentes químicos do café mais populares e largamente consumida em todo o mundo, ao qual se atribui diferentes reações sobre o organismo humano. É uma substância psicoativa do grupo dos estimulantes, agindo sobre os receptores do sistema nervoso central. A cafeína não possui barreiras ao ser metabolizada no organismo humano, onde após ingerida é rapidamente absorvida no trato gastrointestinal e no fígado é transformada por oxidação em paraxantina e teofilina, agindo sobre o organismo interferindo na ação de adenosina, adrenalina, dopamina e fosfodiesterase.

Efeitos da cafeína

Um dos efeitos colaterais da cafeína ao ser ligada por neurotransmissores no cérebro ao invés da adenosina é estimular a atividade neural e causar a contração dos vasos sanguíneos, ou seja, efeitos opostos ao da adenosina. Esse primeiro efeito impede que a pessoa durma e o segundo é muito utilizado em medicamentos contra dores de cabeça de origem vascular, por isso da cafeína ser encontrada em muitas fórmulas de remédios contra dor de cabeça, pois ajuda a aliviar a dor.

A adrenalina é um hormônio produzido nas glândulas supra-renais que é lançado na corrente sanguínea quando há uma excitação nervosa. Quando há o aumento da atividade neural, por exemplo, pela ação da cafeína, liberam-se grandes quantidades de adrenalina, desencadeando uma série de efeitos colaterais no organismo como aceleração do ritmo cardíaco, aumento da pressão arterial, aumento do metabolismo e contração dos músculos. Por isso da cafeína também ser largamente utilizada em fórmulas de emagrecimento, por seu efeito de aumento no metabolismo humano. Esse efeito de adrenalina parece dar mais energia para quem a consome, e a cafeína também faz com que o efeito desse hormônio permaneça por mais tempo.

A cafeína também tem relação com a dopamina, neurotransmissor relacionado ao prazer. A cafeína atua diminuindo a sua recaptura pelo sistema nervoso central, fazendo assim a pessoa que a consome sentir-se melhor, sentir-se bem.

Em suma, se consumida em pequenas doses espaçadas durante o dia, a cafeína traz benefícios, sendo um poderoso estimulante do sistema nervoso central, reduzindo a sonolência e a fadiga, favorecendo a atividade intelectual. Atua também no coração e a respiração, aumenta o metabolismo e a contração dos músculos estriados (tendo efeitos no emagrecimento), e tem também ação diurética, por dilatar os vasos dos rins. Tem efeitos também em amenizar dores de cabeça, pelo aumento da atividade neural e também contração dos vasos sanguíneos.

Para saber mais: O que é cafeína?

<<Glossário do café

 


 

Cadastre-se em nossa loja virtual e receba os 10% de desconto